Contato Dr Marco Fortes

Cálculo

Bexiga - Cálculo




Os cálculos nas vias urinárias (cálculos urinários) são massas duras como a pedra, que se formam em qualquer parte das vias urinárias e podem causar dor, hemorragia, obstrução do fluxo da urina ou uma infecção.
Consoante o lugar onde se forma um cálculo, pode-se denominar cálculo renal ou cálculo vesical. O processo da formação do cálculo denomina-se urolitíase (litíase renal, nefrolitíase).
Como exemplo da incidência desta perturbação, é interessante saber que, nos Estados Unidos, todos os anos, aproximadamente 1 em cada 1000 adultos é internado no hospital por causa de cálculos nas vias urinárias. Podem formar-se cálculos porque a urina está saturada de sais que podem produzi-los, ou porque a urina carece dos inibidores naturais deste processo. Aproximadamente 80 % dos cálculos são compostos de cálcio; o resto é composto de várias substâncias, como ácido úrico, cistina e estruvite. Os cálculos de estruvite, um fosfato duplo de amónio e magnésio, também se chamam cálculos por infecção, porque se formam apenas quando a urina está infectada.
O tamanho dos cálculos pode variar desde muito pequenos (não podem ser detectados à vista desarmada) até outros de 2,5 cm de diâmetro ou mais. Assim existe o chamado cálculo coraliforme, que pode adoptar a forma do bacinete renal e dos seus cálices (os tubos que drenam no seu interior) ocupando por completo estas estruturas.