Contato Dr Marco Fortes

Ureter

Ureter




Ureteres são tubos musculares que impulsionam a urina dos rins para a bexiga. A doença mais freqüente neste órgão e a obstrução devido migração de calculo dos rins. O câncer neste local é raro. O tipo mais comum é de células transacionais e a cirurgia minimamente invasiva é a técnica de escolha.

Cálculo


Os ureteres têm, cada um, 25 a 30 cm de comprimento e até quatro milimetros de diâmetro. Eles se originam da confluência dos vários cálices renais, reunindo-se enquanto pelve renal. Os ureteres descem então do abdómen superior (onde estão os rins) até à pelve em meio aos órgãos do trato gastrointestinal, retroperitonealmente. A sua passagem próxima a outras estruturas condiciona áreas de estreitamento facilitando a obstrução por cálculos. O cálculo impactado no Ureter causa intensa dor lombar e pode desencadear obstrução do fluxo urinário e infecção.

Tumor


Ureteres são tubos musculares que impulsionam a urina dos rins para a bexiga. O câncer neste local é raro. O tipo mais comum é de células transacionais e a cirurgia minimamente invasiva é a técnica de escolha.